segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Gira mundo


Que a vida continue seu ciclo de renovações
Que o SER HUMANO aprenda a SER UM MANO
Que a palavra se torne realidade
Que as pedras não atinjam os desprotegidos
Que cada dia seja único e belo
Que a felicidade bata na porta de todos
Que a tristeza não permaneça nos corações
Que um rio de realizações regue seus roteiros
para ancorar num lugar onde só chega quem não tem medo de naufragar...
FELIZ 2008!

sábado, 29 de dezembro de 2007

Equilíbrio

Uma palavra que na própria forma descreve seu significado é a constante busca de todos aqueles que desejam ter uma vida tranqüila e harmoniosa. Tranqüilidade e harmonia são inclusive muito utilizadas como sinônimos ao equilíbrio e assim sendo puxando um pouco mais a mente adiante ainda podemos inferir a paz como integrante desse conjunto de singular expressão.

Equilibrar-se significa manter-se em estabilidade sobre um ponto ou linha em um plano. Pode ser grandemente figurativo, mas a representação mais importante pra mim é a própria vida, que segue o caminho sobre estreita lâmina de aço, equilibrando-se entre a felicidade e a tristeza. E como todo bom artista circense, pende pra um lado, pende pro outro, dá um susto, mas não cai.

Concentrar-se é necessário, encontrar-se é indispensável, amar-se é vital. Manter-se sempre um apaixonado pela vida, nos caminhos doloridos que nos chegam a cortar os pés é tarefa árdua, mas que será a chave para manter-se em pé sobre a fina, frágil e fria lâmina da esperança.

Estar sempre feliz, portanto, é muito difícil, mas aprendi que sempre que estou pendendo á tristeza, devo olhar para o outro lado. E ver que é breve a amplitude do balanço e que logo, logo, retornarei a meu vacilo sobre a felicidade.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Que surpresa!!!

Não dá mesmo para se esconder nesse mundo. Essa tal de humanidade e sua natureza curiosa. Queria ficar um tempo solteiro, por aí, me divertindo nesse lugarzinho que é a terra, sem pensar em nada, apenas curtindo a vida. Mas é fato que eu com esse tanto de amor que tenho pra dar e essa carência, não podia ficar sozinho, e meu inconsciente buscava, sem me avisar de nada. Daí aparece essa galega cacheada, quietinha, calada, e fica por ali... Sem nem me dar bola. Quando dou por mim, eu já estou buscando sua companhia, puxando assunto e tudo mais... Com essa carinha de inocente atravessou minhas defesas como se feitas de papel, acertando em cheio na parte mais frágil do meu coração. Eu senti uma força que me puxava pra dentro dos olhos dela, e um desejo de tomá-la em meus braços para cuidá-la e protegê-la. E assim, rápido como do alvorecer ao crepúsculo rubro, eu já a amava, como se um dia fosse um ano uma semana uma vida. E hoje quero fazer o amor perseverar, criar raízes fortes e copa frondosa, pra de certo gerar frutos de felicidade com sementes de vida eterna.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Todos os anos fazemos tudo do mesmo jeito. O mesmo Natal, com os mesmos sorrisos, as mesmas comidas, enfim, o mesmo tudo. Vamos fazer desse Natal um de fé renovada, de espírito fraterno, de equilíbrio e perdão. Recordemos aqueles que amamos, presentes ou ausentes, por aquilo que faz toda a festa fazer algum sentido, AMAR. Foi nesse intuito que Jesus veio a nós e é essa a mensagem dessa data tão bem festejada por todos. Espero que estejam todos bem acolhidos no amor seja ele divino, fraterno ou romântico, mas que seja forte e puro. Feliz Natal para todos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Pedacinhos de silêncio


Por que tantas contradições se sabemos ou pelo menos imaginamos o que queremos? Por que agir de um modo que não é exatamente como queremos? Parece-me um labirinto, pode até ser uma trilha reta, pode se bifurcar... a mente tenta me contrariar. A incerteza é algo natural e não existiria se a reciproca não fosse verdadeira.
Mas a vida gira e nos põe em nosso lugar, foi assim e será assim para sempre... Nossas ações geram reações. Se propusermos algo temos que assinar embaixo do que foi dito, aceitando o que nos cabe.
Acreditar na realização é preciso. Basta planejar, organizar, dirigir e está sempre controlando, para que possam ser feitas as correções necessárias em tempo hábil. Saber como agir e Entender o que há de vir.
E o silêncio grita dentro de mim, ecoando as respostas que a minha vida precisa...
É você é assim, vem de mansinho e diz o que é necessário ser dito. Combinando palavras, juntando frase, criando orações. Neste sentido, peço a quem nos criou e uniu que não deixe absolutamente nada me afastar de ti. Porque precisamos um do outro, pois juntos somos um, bem mais fortes, bem mais ágeis e mais inteligentes em busca da felicidade. Sendo assim, sempre mais que dois!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Primavera de felicidade


Muitas são as fases, passagens de estaçoes nesta vida. Momentos em que se pensa e vivencia-se a tristeza como algo amplo nos levando num caminho quase que sem rumo, seco e sem vida. Ate que se chega no ponto em que se esperava, em que o verde brota, um botão aprece e então as flores começam a surgir. É primavera em minha vida, depois de um inverno que ainda teima em persistir mesmo com o calor do amor que me envolve. Vida florindo sorrisos em minha face e na de alguem que vem se tornando cada dia mais essencial para minha caminhada. Alguem que vejo ser como um regador de água que refresca nos momentos calientes, como um alimento que nutre de esperanças meu ser, como um sol que surge a cada dia aquecendo meu coração. Pessoa que me faz acreditar em um amanhã de realizações. É você, meu bem, esse alguem que veio unir pelo abraço dando força ao que foi separado. O que tava faltando para preencher esse pedacinho do meu coração.

Cavaleiro dos Sentidos


Lembro-me da tua boca,

Como se houvera sido ontem,

Que nos dois nos encontramos

Do beijo, tudo em mim fez sentido,

E feliz, chorei teu nome.

***

Mantenho o teu cheiro,

Colado na minha pele,

Um único nuance íntimo,

Da suave fragrância de Kypris.

Na minha boca mora teu gosto,

Cheio de frutas e orvalho,

Que me faz ao cerrar os olhos

Formar a tua imagem doce e forte.

***

Regozijo-me ser eu, logo eu,

Tão simples pajem de vossa nobreza,

Aquele a portar tal maravilha,

A qual defenderei e protegerei,

Empunhando as armas do amor,

Com cada segundo do meu destino.


Por: Rafael Peçanha de Oliveira.

Simplicidade

Coisas pequenas são aquelas que fazem a vida tomar forma e sentido. Ás vezes se vive tudo de forma tão intensa que não se presta atenção aos detalhes. No fim, são os detalhes que vão dizer se alguma coisa dará certo ou errado. O mais suave dos toques é mais importante que o mais ardente dos beijos, quando em um determinado momento, tudo o que precisamos é uma brisa leve. Saber reconhecer as flutuações de quem se gosta e perceber, quando é a hora de tocar ou de simplesmente olhar com amor, faz com que se sinta percebido, querido, protegido.
Forte e fraco, são um no mesmo corpo, simbiontes, oscilantes, dependentes. Aprender a fazer a pessoa amada feliz é um caminho à própria felicidade, e este caminho está na simplicidade, na percepção aguçada das coisas, na entrega. E tudo deve ser sem esforço, natural como andar. Pois se existe nela e nele, a força que une dois no amor, não é necessário esforço para fazer sentir feliz ou triste, um sorriso bastará para iluminar ou obscurecer um dia; um toque de leve acenderá um desejo poderoso; e um abraço os fará sentir seguros e protegidos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Creio que tudo segue o curso de forma natural na vida desde que nascemos. E envelhecer é parte deste processo. O natural é que as pessoas envelheçam e devemos desejar que isso ocorra, pois é sinal que continuamos vivos. A forma de envelhecer, sim é coisa importante. Eu quero me tornar um velhinho feliz e saudável, ao lado de uma velhinha tão feliz e saudável quanto eu. Aproveitando o melhor que a experiência dos pesados anos tem a nos dar, nos passos cansados, porém mais astutos. Amando e sendo amado, cuidando e sendo cuidado, cultivando e sendo cultivado. A imagem de um casal idoso, tão rara nos dias de hoje, significa o sucesso do amor, e que o nosso tenha sucesso e envelheça conosco.

sábado, 1 de dezembro de 2007


A gente não percebe o quanto alguem pode ser importante em nossa vida, até que por uma simples atitude essa pessoal salta da paisagem e nos põe a visualiza-la. E assim, cativando e se deixando cativar vamos deslisando em direção ao mar. Perdendo a velocidade em alguns momento, cruzando obstaculos, mas seguindo sempre. A água ganha força na queda. Seguindo sempre, e avançando devagar, aproveitando o que se tem merecido, colecionando fatos, experiencias. Sentir, ser no presente, vivenciar cada instante...Isso é bom, isso é a vida.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Caminhos Seguros

Cada dia fico mais abismado como o mundo é um lugar inóspito aos sentimentos. Os habitantes dessa terra simplesmente perderam o contato com a fluidez das relações humanas e se tratam com ambição e cobiça. Se faz necessário às pessoas que ainda teimam em permanecer fiéis aos sentimentos que caminhem com passos seguros, protegidos, unidos a alguém que também valorize os mesmos princípios, que no mundo de hoje são quase antiquados. Valorize a vida e serás valorizado, do contrário entrarás no mundo como um número apenas e sairás dela quase como entrastes, ou pior. As boas influências lhe trarão aprendizado. Ame de verdade, uma vez que seja, e mesmo que não sejas amado, sentirás a liberdade e a leveza dos que estão evoluindo. Ao lado, estará, no teu par, amigo, colega ou inimigo a chance de crescer. Pois o grande ensinamento do maior mestre que andou sobre a terra foi: AMAR.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Solto...

Não imponho limites a minha insensatez, e deixo meu corpo pesado cair no vazio do espaço. Nunca se sabe em que momento o laço faz do singular um arranjo, nem quando vem o sorriso que estampa a figura de quem por sorte e vontade da natureza encontrou na terra o que achou ser pedra, mas que forjou-se ao calor forte do bem querer e que tornou-se em ouro que ilumina o rosto de quem o buscou tornando-o dourado. E assim caio despercebido, olhos fechados, relaxado, alegre e corajoso. Sempre de encontro ao fundo, que espero que nunca chege, e essa sensação não passe, e desse jeito eu me embarace, e com você eu me enlace, e que perdure essa felicidade.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Quem disse que não brilha?

O sol hoje brilhou forte pra mim. E foi tanta luz que os cantos mais frios que eu tinha em mim ficaram alegres e vivos, fazendo a vida sorrir pra mim. É um dia daqueles que servem para marcar e que determinam o início de uma fase de muita felicidade.
É ruim ter que admitir que todos os aspectos da vida não podem funcionar bem o tempo todo simultaneamente, e estou longe de me considerar pleno, pois o momento é delicado e tenho outros campos a margem do caminho cuja paisagem me corta o coração, mas é bom saber que a vida é justa afinal... :) Tô feliz sim, não vou mentir...

domingo, 11 de novembro de 2007

Sair do lugar.

Um homem indiano uma vez me falou: "Nunca se deve amaldiçoar a ponte por onde passou, pois precisarás dela na volta"
É como poder chegar em todos os lugares e fazer amigos. Poder dizer que está sempre sendo sincero e esperar não menos que sinceridade. Tenho a felicidade de que por onde quer que eu vá, sempre faço uma legião de amigos. A melhor parte disso é poder complartilhar experiências, desejos, confidenciar e sempre ter um ombro na hora de chorar e uma mão na de necessidade. Por mais difícil que seja o caminho, eu busco sempre absorver o melhor de cada experiência, e tento sair desta da melhor maneira possível, para que sempre que deseje, possa retornar sem que tenha que temer aonde estou pisando. Faço minhas besteiras e atinjo as pessoas e as pessoas também me atingem com as suas, mas é assim, ninguém é perfeito...ficar com raiva pra que? Todas as pessoas vêm de algum lugar, e vão para algum lugar. Estas mesmas também podem ser pequenas pontes quando precisamos, portanto respeite sempre, e poderá sempre retornar.
Carpe diem.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Perseverar.

Acho que o mais dificil em determinados momentos é descobrir aquilo que queremos. Falo sobre os mais diversos aspectos da vida. Contudo, se falamos do coração, isso se torna ainda mais verdadeiro. Uma vez encontrada a porta por onde se dejeja passar, mesmo que esta esteja distante, já se pode caminhar na direção dela. É dessa maneira que eu estou me sentindo hoje, caminhando em direção a algo que quero BASTANTE, que não será facil de alcançar, mas que poderá mudar a forma que eu vejo o mundo de uma vez por todas. Não é assim que se deve viver? Sempre lutando por algo que se quer? Sempre fazendo o melhor possível das coisas da vida?

quarta-feira, 7 de novembro de 2007




Eu não me sinto tão bem hoje. Sei que tenho que ser muito perseverante diante das coisas que aparecem na vida e que não tenho o direito de desistir, sentar e chorar. Queria que todos os aspectos da minha vida estivessem indo tão bem como está indo o meu coração hoje, que é um campo fértil e com um horizonte ao menos. Mas queria poder ao menos desabafar de maneira forte , introspectiva sobre o que me incomoda.
Sabe, não entendo como as pessoas podem desistir tão cedo, e viver a vida como se não existisse um amanhã. Esquecer que nós somos o produto expresso das nossas atidudes e posturas, e que devemos sempre nos erguer e lutar, mesmo que sozinhos, mesmo que contra muitos, mesmo que pareçamos desarmados contra os obstáculos, mesmo que tenhamos sido condenados. Se não existe força para que lute, farei isso em seu nome e pedirei a Deus que o perdoe. Pois assim o amo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sobre você


É engraçado como algumas pessoas simplesmente conseguem nos tocar. Dentre várias no mundo sempre existem aquelas a quem você dá mais atenção ao que fala, a quem você quer contar coisas, a quem você quer dedicar uma atenção maior da sua vida. Tenho visto uma amiga minha hoje, com olhos diferentes. Sabe aquela pessoa que você olha simplesmente? Com quem você passa e faz questão de passar muito tempo conversando? Pessoa que te dá vontade de cuidar e fazer carinho. Consegue fazer a diferença no seu dia entre um dia feliz e um dia triste, com um simples gesto...Espero tê-la por perto muito tempo ainda, e que saiba fazer da nossa relação o melhor que possa ser, seja o que for, como for...desde que esteja por perto.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A vida.


A continuidade do caminho é a certeza dos justos que a cada vez que se chega à terra se vai melhorar e aprender, e a cada vez que se parte, se descança e se cura das feridas do mundo. Viver sem ter medo da morte seria muito mais fácil. Sabendo que esta não é nada se não uma continuidade. Mas na perfeição da sabedoria divina, o mestre nos faz esquecer daquilo por que já passamos, de forma que sempre que por aqui voltamos o aprendizado seja sempre o maior e mais verdadeiro possível.
Dessa forma, a dor de quem fica é sempre justificável, pois não nos foi dada a certeza de tudo, nem o saber completo. Aqueles em maior evolução, são sim atenuados deste sentimento, mas ainda sim o possuem, pois a saudade, essa fica, independente de sabedoria e espiritualidade. Pois todos amamos os nossos mais próximos, e assim os queremos. E é o amor, esse sentimento que na concepção divina deve reger as nossas vidas, aliada a resignação e a humildade que irá nos prestar maior conforto, pois quando o corpo se vai e o espírito segue seu rumo à luz, o amor fica em nossos corações, iluminando a nossa vida na terra.


terça-feira, 30 de outubro de 2007

Amor




Quando uma pessoa se torna vulnerável a outra, ao ponto de expor à ela diversas de suas fraquezas e medos? Quando a simples menção do nome de um, pode causar forte alegria, ou dor escrusciante?
É necessário bem mais do que sorte para garantir que a pessoa por que você se apaixonou nos ultimos tempos não vá lhe causar um dano doloroso. As pessoas têm que aprender a se respeitar, a se conhecerem por meios eficazes e a caminhar um para o outro com passos lentos e suaves. Por que é da natureza humana machucar e enganar. Deve-se portanto, relacionar fatos que deixem claro por que se quer estar com alguém, e por que não. As melhores qualidades, os defeitos que mais incomodam e sua relevância quanto a temporalidade.
As qualidades de um amor desaparecem rápido, bem como os defeitos podem ser também ocasionados por circunstâncias momentâneas. De um modo geral, não se pode garantir cem por cento que cuidado em si irá resolver se você vai ou não se desiludir. Fica cada vez mais claro pra mim que se apaixonar é como cair de um penhasco, o chão que encerra o romance de forma abrupta sempre chega, o tempo que leva para isso ocorrer é que varia grandemente de acordo com a altura.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007



Eu quero um descanso pra meu corpo e minha mente, eu quero um lugar onde possa fazer tudo o que fiz até hoje ao contrário. Todo o tempo que fiquei acordado eu quero dormir...todas as coisas que eu pensei, quero esquecer...toda a correria do dia a dia, quero abolir...as rugas do meu rosto quero sorrir...
Vai ser bom estar, a partir de amanhã, definitivamente de férias, poder me dedicar a ler bobagens, assitir meus filmes favoritos, comer beijinho de côco, caminhar na praia, visitar e receber amigos...
Andar por aí, ouvir música e dançar, comer o que quiser...e cuidar de mim.
Me preparar, afinal de contas, por que é assim que acontece...se cansa, depois se relaxa, preparando pra cansar novamente, ou você acha que estamos nessa vida a passeio?

O melhor da vida.



É bastante apropriado para qualquer um querer o melhor da vida. Deve-se para tanto, fazer por merecê-lo. Mas o que seria, o melhor da vida para mim? Provavelmente um tanto diferente do que responderiam alguns outros. O melhor da vida para mim, está presente em várias etapas, sob diferentes formas. No momento, significa ter tranquilidade para levar a minha vida de estudante adiante sem ter que me preocupar tanto com fatores externos, vivendo dia após dia, daquilo que faz de cada segundo um momento especial. Construir e fazer as coisas do jeito certo.
Daqui a alguns anos, o melhor da vida pode e deve provavelmente mudar pra mim. Será talvez algo tão estranho quanto levar uma "xixada" ou uma "gorfada". Suposições apenas...mas sei que sempre devemos buscar nos momentos diferentes da vida, quais são os instantes que nos trarão felicidade. Por que as vezes, já se tem isso por perto, apenas não se dá conta disso.
Caminhar, é sempre algo solitário quando não se busca entender qual é a companhia que se quer ter. Hoje tenho uma caminhada bem solitária, mas isso não é sufusciente para que eu possa dizer que não vivo o melhor da vida pra mim.

Do escuro à Luz em um segundo...



Estive na casa do meu primo hoje, e vi como a vida dele é complicada, casado, cedo demais, com um filho, desempregado, problemas matrimoniais...etc...
Parei e pensei como é facil reclamar da própria vida, e desrespeitar a condição alheia. Por que chega a ser desrespeitoso para mim, reclamar, tendo em vista o que há por aí.
Vivi uma estrada muito longa e difícil, estou nela, e devo agradecer por ter algum caminho atrás para olhar, significa que andei...devo agradecer ainda, pelas pessoas que conheci, e como deus as fez entrar em minha vida.
Feliz pode ser tão simples como olhar para o rosto de alguém de quem se afeiçoa, ou contar uma piada na hora certa. Exijo tanto de mim as vezes que esqueço que ser feliz tem que ser simples como sorrir...

domingo, 28 de outubro de 2007

To know someone...


To know someone... an act, a fact, a fear, a mistake,a cry. You do something, but not all you do makes what you are. The boiling pot in the head, generates the attitude, that has repercussion in yourself and others. It's a point, it's a crossroads, but the real "me" is in my walkway, in the boarding diary of someone that even trying to hide his side, allow people to see that the strong is weak and the hill is a hole. Being sad, takes the individual to act in a road to make him even sadder, runaway from himself and be someone else. The fear and insecurity leads him to act as a bighorn, hard and opinion shaping, forged in metal. The sadness can explode the individual in happiness, the loss can make him expose gains, actual or imaginary ones, just in the moment the actual and imaginary are binded. Adapting to a new lifestyle, reality, limitations. A new world, people, friends, country and the fear of loosing someone as great as a dad can be into a young man's life. It's the hurricane's eye, from which, I don´t blame people for keeping the distance. I'll keep a distance myself...and keep my silence. The much you speak in these moments, the worse it gets.
To know someone... an act, a fact, a fear, a mistake,a cry. You do something, but not all you do makes what you are. The boiling pot in the head, generates the attitude, that has repercussion in yourself and others. It's a point, it's a crossroads, but the real "me" is in my walkway, in the boarding diary of someone that even trying to hide his side, allow people to see that the strong is weak and the hill is a hole. Being sad, takes the individual to act in a road to make him even sadder, runaway from himself and be someone else. The fear and insecurity leads him to act as a bighorn, hard and opinion shaping, forged in metal. The sadness can explode the individual in happiness, the loss can make him expose gains, actual or imaginary ones, just in the moment the actual and imaginary are binded. Adapting to a new lifestyle, reality, limitations. A new world, people, friends, country and the fear of loosing someone as great as a dad can be into a young man's life. It's the hurricane's eye, from which, I don´t blame people for keeping the distance. I'll keep a distance myself...and keep my silence. The much you speak in these moments, the worse it gets.

Conhecer alguém... o ato, o fato, o medo, o erro, o choro. Tu fazes algo, mas nem tudo o que fazes é o que és. O caldeirão que ferve na cabeça, que gera a atitude, que tem uma repercussão em si e em outros. É um ponto, é uma encruzilhada, mas o "eu" está no andar, no diário de bordo de uma pessoa que mesmo quando precisa esconder o seu lado, deixa que vejam que o forte é o fraco e que o morro é buraco. Estar triste por exemplo, leva um indivíduo a agir de forma a deixá-lo ainda mais triste, foge de si e é outro. O medo e insegurança leva a agir como bigorna, maciça e formadora de opinião forjada em metal. A tristeza pode expodir o indivíduo em alegria e a perda pode levá-lo a expor os ganhos, reais ou imaginários, quando em um momento o real e o imaginário encontram-se fundidos. Adaptação a nova vida, realidade, medida, limitações. Novo mundo, pessoas, amigos, país e o medo da perda de alguém tão grande pra um homem, quanto um pai. É um turbilhão, o olho de um furacão, do qual, não culpo ninguém por querer se manter afastado. Eu vou me manter afastado...e guardar silêncio. Quanto mais se fala nesses momentos, pior fica.

sábado, 27 de outubro de 2007


Acelerando a vida

Sempre me pareceu que a vida é um filme em câmera lenta, movendo tão devagar que eu tinha que parar e esperar por ela. Na maior parte do tempo eu tenho assistido a vida acontecer da minha poltrona na plateia. As pessoas sempre pareceram ser algo que se pode realmente"assistir" como no teatro. Todos pernonagens, diferentes entre si, mas possiveis de agrupar. Estudar as pessoas sempre foi meu passatempo predileto.
Viver assim sempre foi fácil, mas minha mente tem pregado peças na minha cabeça. Minha cabeça dói... e eu não posso confiar nos meus pensamentos. Tenho falado muito sozinho. Preocupado com uma garota que gosto, me sentindo solitário, e ao mesmo tempo me sinto desistir dela. Existe outra garota muito interessante pra mim, mas nenhuma parece preencher minha lacuna.
Queria poder acelerar a vida um pouco e fazer essa esquisitice toda passar.


Fast forwarding Life...

It always seemed to me that life is an slow motion picture, moving so slowly that I had to stop and wait for it. Most of the time, I've been watching life happen from my seat at the audience. And people always seemed to be something you can really watch like their in a play. All characters, unlike one another, but possible to gather in groups. Studying people is my favorite hobby.
Living like that was easy until now. But I thing my mind is playing tricks on me. My head hurts... and my thoughts, I can't trust them. I'm talking to myself, worried about this girl I like, feeling lonely, and at the same time, apparently gave up on her. There's other girl around, a great one...but no one seems to fill the blank.
Wish I could just fast forward life a little, to make this weirdness pass.